Todos defendemos o Estado de Direito desde que não nos bata à porta.
António Cluny
Serve esta introdução para comentar as diatribes de que o governo tem sido alvo por parte dos jornalistas desde que resolveu mexer com a classe, isto é, com os previlégios detidos pela classe.
Reza a história recente que os grandes paladinos da democracia e da transparência política têm sido os jornalistas, esses sim tem sido a pedra basilar do estado democrático, qual Assembleia da República, esse sítio está pejado de cidadãos que querem todas as benesses só para si, que criam para eles e para os seus correlegionários reformas milionárias e alcavalas várias.
Se nos últimos anos não tivessem sido os jornalistas a combaterem estas desigualdades, estas assimetrias entre cidadãos onde isto teria ido parar?
Curiosamente, tão ufanos foram a apregoar, qual arautos da igualdade, essas injustiças sociais praticadas pela vil classe dos políticos - que, afinal, não passam de Homens e criados nesta mesma sociedade - que se esqueceram que eles próprios eram detentores de previlégios que escapam à esmagadora maioria dos Cidadãos deste País!
Agoram chamam-lhe direitos adquiridos...
Posto isto vou escrever sobre o que realmente me motivou a teclar um pouco com vocês, a criação de um Livro de Estilo ou de um Código de Conduta do Blog, tal como tem sido largamente discutido durante o dia de hoje na nossa ágora virtual.
Não poderia de estar mais de acordo com os três comentadores que se envolveram nesta acérrima discussão, é necessário dotarmo-nos de instrumentos para que o blog não se torne numa espécie de blog de alterne, mas o que eu acho absolutamente vital é que quem queria cá vir e colaborar esteja imbuido do verdadeiro espírito do Atenas.
Eu não sou adepto e nem irei aplicar a moderação de comentários. Quanto à aceitação de apenas apelidos registados é uma situação que se poderá discutir, nesse aspecto não tenho qualquer tipo de pruridos, se bem que continue a preferir deixar este espaço tal como está, de verdadeira liberdade.
Assim sendo vou deixar à vossa consideração, para posterir discussão na tal Comissão Orientadora das Notícias do Atenas de um esquisso do Código de Ética e Conduta. Para não ser demasiado extenso ficará nos comentários.
10 comentários:
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
Honestidade e integridade são valores essenciais a todos os membros do ducelbita.blogspot.com. É portanto, esperado que todos os intervenientes deste blog tenham um comportamento ético entro do blog.
Ética diz respeito ao impacto das nossas acções sobre os outros. Logo as relações entre as pessoas que convivem no ducelbita.blogspot.com, editores, comentadores, visitantes e público externo, devem ser conduzidas de forma cordial, atenciosa, respeitosa e absolutamente desvinculada de qualquer preconceito. Desta forma, estaremos cultivando um ambiente de sã camaradagem, onde todos manifestam um total empenhamento com o fortalecimento do ducelbita.blogspot.com como um espaço de liberdade, respeito, confiança, responsabilidade, pluralidade e capaz de nos fazer esboçar um sorriso largo.
Alguns princípios fundamentais que devem nortear o dia-a-dia dos membros desta comunidade:
Compromisso- manifestado na qualidade das intervenções, no respeito que todos os nossos nos merece, numa atitude colaborativa para que juntos consigamos propor e implementar soluções para o engrandecimento do blog.
Confiança mútua todo o indivíduo tem direitos e deveres para consigo próprio e para com o outro. Adesão aos compromissos assumidos, honestidade, integridade e sinceridade são condições que reforçam a confiança mútua, essencial para o bom desempenho do blog.
Responsabilidade todos nós somos responsáveis pela preservação e segurança do património humano e cultural do Atenas, pela boa gestão desse património, cumprimento de códigos, acordos ou convenções colectivas, incluindo os princípios norteadores deste código.
Valorização da diversidade estimular a diversidade fortalece o respeito e a aceitação das diferenças. Pessoas com origem, formação, personalidade e talentos diferentes, unidas em torno do mesmo propósito, complementam-se e aumentam a capacidade da equipa atingir os objectivos almejados.
Caros companheiros,
isto é apenas, tal com disse, um esboço, como tal está sujeito a toda e qualquer alteração/aditamento que julguem oportuno.
Até lá, despeço-me com elevada estima e consideração.
Um voto a favor.
Eu sabia que poderia contar com o seu asfalto.
Obrigado.
Sempre.
De nada.
É tão natural como a sua sede.
Será a minha sede natural?
Mesmo nas noites mais frias, em tempos de servidão?
Isso era um tema que dava pano para mangas...
Prefiro responder que "o que é natural e fica bem é cada um usar o cabelo com que nasceu". (www.espaçopirata.com)
Meu querido, eu não sou administrador, mas ando metido nisto até ao tutano.
Hoje seria uma boa noite para a tal reunião, eu alinho, e vocês?
Veio o administrador duce el bita
apresentar um código de ética
o que a mim não irrita
e ao conteúdo do blog dá mais estética...
No entanto,não deixarei de opinar;
é que cada um tem seus valores
e o que para mim é acertar para si poderá ser errar,
pois não os há melhores nem piores...
Mas os valores apresentados de momento
através de uteis e nobres directrizes
para nortear o nosso comportamento
decerto que contribuirão para evitar diatribes!
Um bem haja para o bita
e para a sua preocupação
qu´engradeceu o blog, acredita,
e me encheu de emoção!
Emoção não faltará
na nossa Assembleia Geral
o Briosa acabará
ou manter-se-á tudo igual?
O relatório do R.O.C.
a mim não engana
tão abalado fiquei com seu toque
qual escorregar por uma casca de banana
Enviar um comentário