Manuel João Vieira nasceu em 1962, em Lisboa. E é esta cidade o palco principal de actuação do artista, em àreas tão distintas como a pintura, música, cinema, política ou literatura. Manuel João Vieira tem uma componente teatral e humorística bastante vincada, à qual alia uma personalidade crítica e aguçada perante a sociedade e seus costumes ou características.
Em 1983 nasceu o Grupo Homeostético que atentava sobre as tendências artísticas emergentes na época e em simultâneo reunia tendências distintas como a música, a banda desenhada ou o cinema. Manuel João Vieira, entre outros, fez parte da criação deste projecto, marcado pela crítica ao panorama artístico e que viu a sua extinção em 1986.
No âmbito das artes plásticas, uma vez mais se observa a tendência para a criação cenográfica e teatral, desta feita com a construção de espaços inóspitos e ambientes grutescos ou simplesmente do domínio do fantástico.
Manuel João Vieira é ainda vocalista dos grupos musicais Ena Pá 2000 e Irmãos Catita, tendo também participado ocasionalmente em longas metragens como os Capitães de Abril, de Maria de Medeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário