sábado, janeiro 13, 2007

Pimenta Machado acusado de desvio de verbas

Presidente do Guimarães vai responder por crimes de peculato e de falsificação de documentos
O Ministério Público acusa Pimenta Machado de ter utilizado as contas bancárias pessoais em Portugal e na Suíça para receber o dinheiro das transacções dos jogadores do Vitória de Guimarães. De acordo com o semanário Sol, os extractos bancários do antigo presidente do Vitória revelam movimentos de mais de 11 milhões de euros. O Ministério Público fala em apropriação ilícita de 822 mil euros.
São dados constantes da acusação do processo em que Pimenta Machado responde por quatro crimes de peculato e dois de falsificação de documentos. Em causa estão as transferências de vários jogadores entre os quais a de Fernando Meira, para o Benfica, e as de Pedro Barbosa e Pedro Martins, para o Sporting. O Sol diz que todo dinheiro transferido do Vitória de Guimarães para as contas pessoas de Pimenta Machado nunca foi inscrito nas contas do clube por ordem do próprio. A data do julgamento do antigo dirigente vimaranense deve ser marcada nas próximas semanas. Chegou a estar marcado para Abril de 2006, mas um requerimento da defesa para que fosse localizada uma testemunha considerada essencial provocou o adiamento do processo.

6 comentários:

Velho Gosma disse...

Realmente a Académica gosta de ser um clube diferente em tudo, os outros têm ex-presidentes arguidos, nós temos o presidente!

Velho Gosma disse...

Abre os olhos, Tózinho!

Anónimo disse...

Pois...somos diferentes, tal com o Futebol Clube do Porto, o Sport Lisboa e Benfica, o Sporting Clube de Portugal, o Gil Vicente Futebol Clube, o Gondomar, e até o Vitória de Guimarães, que têm os actuais presidentes da direcção como arguidos em processos crime.
Se calhar não somos tão diferentes... Fico na dúvida, qual Hamlet, diferente ou indiferente? Todos os outros ou só alguns? Presidentes ou ex presidentes arguidos? Ou membros da direcção? Ou ex membros?
Tenho, infelizmente, constatado que somos cada vez mais iguais aos outros!

Anónimo disse...

Caro Orangotango,
Todos diferentes, todos iguais. É tudo uma questão de oportunidade. Saberá o meu amigo porque bem me conhece, que o velho sonho brioso comanda a vida, isso é axiomático.
Mas digo-lhe, sem tibiezas, que se o Sr. Roman Abramovich, tivesse dado de caras com a nossa secular instituição, eu não me importaria de a ir apoiar ao Camp Nou, Old Trafford ou a Genselkirchen.
Dedico-lhe pois, dos Queen, "We are the Champions".
Abraço sincero do seu amigo Carlos.

Velho Gosma disse...

Meu caro Ornagotango,
Se reparou o meu comentário inicial era um ironia.
É uma questão iniludível que a actual gestão nos tornou demasiado iguais aos outros. Para pior, talvez, porque presidentes há, que têm a hombridade, a dignidade e se quiser o respeito pelos emblemas que representam e obviamente demitem-se.

Anónimo disse...

Caro Carlos:

Tal como o meu amigo, também eu não deixaria de apoiar a Briosa, caso o Sr. Roman Abramovich assumisse a sua gestão, ou, mais rigorosamente, controlasse a instituição. E nesse caso até primaríamos pela diferença, pois, não obstante a existência das cada vez mais "sads" S.A.D.´s, não vejo clubes portugueses ASSUMIDAMENTE governados por grupos económicos ou grandes capitalistas, nacionais ou estrangeiros.

Caro Gosma:

Compreendi a sua ironia e respondi com a minha. Quanto à sua ideia de demissão do Presidente da Direcção da AAC/oaf, em virtude de ser arguido e acusado num processo crime, discordo em absoluto, pois, até prova em contrário, o titular de tal cargo encontra-se inocente. E, ao não apresentar demissão, está, pelo menos uma vez no seu mandato, a agir de modo diferente de muitos outros dirigentes, por exemplo do Dr. que se encontra citado no post que ora comentamos.
Tenho saudado V.Exas..