terça-feira, maio 23, 2006
AVISO Nº 4
GRIPE AVIÁRIA
Os detentores de aves em capoeiras, em cercados ou em espaços livres cuja produção se destine ao autoconsumo ou à cedência a utilizadores ou detentores finais, devem proceder à declaração da respectiva existência na junta de freguesia da área de residência ou, na sua impossibilidade, ao médico veterinário municipal, mediante a entrega da ficha de declaração do anexo I ao Aviso nº 3, devidamente preenchida, até ao prazo limite de 21 de Maio de 2006.
segunda-feira, maio 22, 2006
Será que
- Tem cartão Jumbo?
é só comigo,
- Vai desejar pipocas?
ou há
- Tem cartão Dómino?
mesmo coisas
- Tem cartão Família?
que quando são ouvidas
- Não me arranja os 8 cêntimos?
muitas vezes
- Tem cartão Fnac?
conseguem
- Posso roubar-lhe um minuto? Somos da liga por... tu... gu...
dar cabo
- Tem cartão Bertrand?
dos nervos
- Sobremesa ou café... ?
a um gajo!?
- Pode ser Campilho?
domingo, maio 21, 2006
Os Bandeirantes?
A esse propósito só me consigo recordar de Jorge de Sena:
A Portugal
Esta é a ditosa pátria minha amada. Não.
Nada me prende ou liga a uma baixeza tanta
Torpe dejecto de romano império;
Jorge de Sena
quinta-feira, maio 18, 2006
Os números 00 e 0 serão distribuídos gratuitamente, apostando no «jornalismo de proximidade». A publicação apresenta uma imagem moderna e inovadora, com grandes espaços dedicados à fotografia e infografia.
A partir do número 1, o jornal terá um preço de capa de 50 cêntimos e aposta em quatro diferentes plataformas de distribuição, incluindo a venda em banca e por assinatura.
Editado pela empresa Sociedade Aberta, o Novo Jornal tem como director Fernando Moura, 39 anos, um profissional com 20 anos de experiência nas áreas da comunicação social e publicidade.
quarta-feira, maio 17, 2006
Quizá porque mi niñez sigue jugando en tu playa, y escondido tras las cañas
duerme mi primer amor, llevo tu luz y tu olor por donde quiera que vaya,
y amontonado en tu arenaguardo amor, juegos y penas.
Yo,
que en la piel tengo el sabor amargo del llanto eterno, que han vertido en ti cien pueblos
de Algeciras a Estambul, para que pintes de azul sus largas noches de invierno.
A fuerza de desventuras, tu alma es profunda y oscura.
A tus atardeceres rojos se acostumbraron mis ojos como el recodo al camino...
Soy cantor, soy embustero, me gusta el juego y el vino, Tengo alma de marinero...
¿Qué le voy a hacer, si yo nací en el MEDITERRÁNEO?
Nací en el MEDITERRÁNEO...
Y te acercas, y te vas después de besar mi aldea. Jugando con la marea
te vas, pensando en volver. Eres como una mujer perfumadita de brea
que se añora y que se quiereque se conoce y se teme.
Ay...
si un día para mi malviene a buscarme la parca. Empujad al mar mi barca
con un levante otoñal y dejad que el temporal desguace sus alas blancas.
Y a mí enterrad me sin duelo entre la playa y el cielo...
En la ladera de un monte, más alto que el horizonte. Quiero tener buena vista.
Mi cuerpo será camino, le daré verde a los pinos y amarillo a la genista...
Cerca del mar. Porque yonací en el MEDITERRÁNEO...
Nací en el MEDITERRÁNEO...
Nací en el MEDITERRÁNEO...
Joan Manuel Serrat
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, considerou hoje que a aplicação da lei de incompatibilidades à região, como propõem o Bloco de Esquerda e o PCP, é inconstitucional" e "não vai ser aplicada".
À margem da inauguração de um supermercado de produtos madeirenses no centro comercial no Campo Pequeno, hoje em Lisboa, Jardim explicou que a competência para legislar sobre incompatibilidades dos deputados regionais da Madeira, "segundo o estatuto político-administrativo, é da Assembleia Legislativa Regional".
Por isso, se for aprovada pelo Parlamento, a lei "é inconstitucional", afirmou.
"Como nós não vamos aplicar, eu não sei se Portugal Continental ou o estado central ainda têm barcos de guerra para ocupar a ilha", ironizou Jardim.
Alberto João Jardim aguarda agora a posição do Presidente da República sobre o diploma e afirma que Cavaco Silva é uma pessoa de "bom senso" e que "não vai deixar passar documentos inconstitucionais".
PS, PCP e BE aprovaram quinta-feira a admissão no Parlamento do projecto bloquista para estender o regime de incompatibilidades dos titulares de cargos políticos aos deputados da Madeira.
PSD e CDS consideraram inconstitucional esta proposta do Bloco.
Além do BE, também o PCP tem um projecto de lei para estender as incompatibilidades aos deputados da Madeira.
O actual regime de incompatibilidades aplica-se aos titulares de órgãos de soberania - Presidente da República, Assembleia da República e Governo -, e aos titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos e não inclui os deputados regionais.
São considerados titulares de cargos políticos "os ministros da República para as Regiões Autónomas, os membros dos Governos Regionais e o provedor de Justiça".
Fonte: Agência LUSA
Manuel Machado, que levou o Nacional da Madeira ao quinto lugar e consequente ida à Taça UEFA, tal como fez na época anterior com o Guimarães, não prometeu nada a não ser muito "trabalho". "Está no meu horizonte tentar rapidamente e em tempo útil" garantir a permanência no principal campeonato, de forma a, dentro de um ano, "projectar mais uma época na primeira Liga", afirmou o treinador.
Fonte: O Jogo
A MINHA MAIOR AMBIÇÃO DA MINHA VIDA É PASSAR A MINHA TERRA DE PAPAI, TERRA DE MAMÃE DE AMARELO.
terça-feira, maio 16, 2006
segunda-feira, maio 15, 2006
O lateral-direito Pedro Silva sai agastado da equipa da Académica, acusando o presidente José Eduardo Simões de quebra de compromissos. "Não vou mais ficar em Coimbra. O presidente não cumpriu o que estava estabelecido comigo, ficando até me devendo dinheiro", afirmou à Agência Lusa o defesa brasileiro.
Proveniente do Palmeiras, por empréstimo até ao final desta temporada, a Académica tinha direito de opção na aquisição do seu passe, mas não houve acordo em relação às verbas pretendidas.
Quanto ao seu futuro, Pedro Silva afirmou que já amanhã vai decidi-lo, entre duas propostas: uma de um clube português e outra de um clube russo que não quis revelar.
Outro defesa, o central Danilo, em final de contrato com a Académica, também vai sair e o seu destino provável é o Santander.
A sua transferência estava pendente da manutenção do clube na I Liga espanhola, o que ocorreu ontem com uma vitória. Danilo sai a custo zero, pois terminava contrato.
Fonte: O Jogo
domingo, maio 14, 2006
A moção levada por Luís Marinho ao Congresso da Federação de Coimbra do Partido Socialista preconiza igualdade para as candidaturas internas e recomenda “regras de comportamento” dos dirigentes em relação à colaboração com grupos económicos e à participação em negócios.
Composição da C. Política
Com 67 por cento de votação dos delegados ao Congresso, à lista proposta por Victor Baptista cabem 48 dos 71 membros eleitos da Comissão Política da Federação (CPF), incumbida de ratificar a composição do Secretariado.
sábado, maio 13, 2006
sexta-feira, maio 12, 2006
quinta-feira, maio 11, 2006
O ex-padrinho do Prof. Doutor Juiz aderiu às novas tecnologias envolvendo-se numa polémica digital com um jornalista da nossa praça, aqui vos deixo a epistular discussão:
ACM cá e lá: lamentar não é suficiente
Recebemos (aqui, no blog) a seguinte mensagem:
Um filósofo defendeu um dia que todo o argumentador que se preze deve problematizar em torno de três momentos: investigação, análise e divulgação. Deixando de lado a divulgação (da qual somos exemplo aqui), a investigação e análise podem ser entendidas como a capacidade de indagar, decompor e explicar a realidade que nos circunda, para se poderem expor conclusões ou hipóteses com algum rigor. Lamentar uma situação não é suficiente.
Quando se divulga com espanto que uma medalha foi conquistada pelo judoca conimbricense João Neto – que nasceu, reside, estuda e treina em Coimbra – em representação da ACM de uma cidade que não a sua (na qual está inscrito), convém investigar e analisar as causas que terão levado a tão bizarra circunstância.
Por que razão é preciso investigar, analisar e só depois divulgar? Certamente porque já na Antiguidade os gregos sabiam que há uma grande diferença entre ter opiniões e possuir conhecimento. Podemos ter opiniões correctas simplesmente por sorte, ou então por fé, mas elas não constituem "saber", por carecerem de fundamento racional. Quando o nosso objectivo é conhecer com seriedade, não nos podemos ficar no nível declarativo, devemos antes pesquisar, destrinçar e aí sim, manifestar. Os acemistas agradecemos profundamente que assim seja feito.
Graciano Marques
(Secretário-Geral da ACM de Coimbra)
Na última edição publiquei uma breve nota sobre o facto do judoca conimbricense João Neto (medalha de ouro na “Taça do Mundo”) estar inscrito na ACM de Torres Novas, no distrito de Santarém. A informação é correcta.Terminei o texto (reproduzido em cima) com um simples comentário: “O meu lamento”.
Como não devo ter sido claro, desenvolvo a ideia: o que fica para a história, nos registos oficiais, é uma medalha de ouro conquistada por um emblema do Ribatejo. E este facto nada acrescenta ao prestígio do desporto de Coimbra.
Quanto aos motivos da situação do atleta, quem melhor do que a ACM para os explicar? É pena que não o tenha feito. Mas o jornal estará sempre aberto ao esclarecimento. Como se escreveu no n.º 1 do “Centro”, estas páginas são espaços de liberdade.
M. M.
Esperam-se novos episódios no sítio do costume:
Terminado o treino de hoje do Sporting, na Academia em Alcochete, Ricardo Sá Pinto foi à sala de imprensa fazer uma declaração na qual refere que é seu desejo jogar mais um ano e que já deu disso conhecimento aos responsáveis do clube.
“Depois de um período de reflexão cheguei à conclusão que tenho condições físicas e psicológicas para jogar no Sporting na próxima temporada. Já o comuniquei a quem de direito e agora resta-me aguardar, porque quero continuar a jogar. Esta decisão deriva também da opinião dos meus colegas de equipa que acharam que era importante eu continuar a jogar e também em termos de balneário e isso honrou-me e deixou-me orgulhoso. Também os adeptos têm sido o meu grande suporte e agradecer-lhes-ei eternamente a amizade e o carinho que me têm dedicado”, afirmou Sá Pinto.
Fonte: O Jogo
quarta-feira, maio 10, 2006
Menino Guerreiro
"Um homem também chora
Menina Morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
São fortes, São Frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sonho
Que os tornem refeitos
É triste ver este homem
Guerreiro Menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre os seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que traz no peito
Pois ama e ama
Um homem humilha-se
Se lhe cortam os sonhos
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
Morre-se, Mata-se
Não dá para ser feliz
Não dá para ser feliz"
Clica na imagem
"Emigrante vem devagar por favor,
temos muito tempo para lá chegar
e depois, lá diz o velho ditado:
Mais vale um minuto na vida,do que a vida num minuto."
Passou-se no mês de Agosto,
este drama tão cruel
de um emigrante infeliz
Foi tanta a pouca sorte,
na estrada encontrou a morte
quando vinha ao seu país
Do trabalho veio a casa,
preparou a sua mala
e partia da Alemanha
Mas seu destino afinal
acabou por ser fatal
numa estrada em Espanha
Dizem aqueles que viram
que ele ia tão apressado
a grande velocidade
Foi o sono que lhe deu
o controlo ele perdeu
desse carro de maldade
Foi o sono que lhe deu
o controlo ele perdeu
desse carro de maldade
Trazia na sua mente
ir ver o seu pai doente
que estava no hospital
Na ideia um só pensar
o seu paizinho beijar
ao chegar a Portugal
Mas tudo foi de repente
partiu de Benavente
o drama aconteceu
Ele vinha tão cansado
de tanto já ter rolado
e então adormeceu
Nada podendo fazer
num camião foi bater
e deu-se o choque frontal
Seu carro se esmagou
e desfeito ele ficou
num acidente mortal
Seu carro se esmagou
e desfeito ele ficou
num acidente mortal
Ele não vinha sozinho
trazia também consigo
sua mulher e filhinho
Sem dar conta de nada
e naquela madrugada
morrem os três no caminho
Quando a notícia chegou
no hospital alguém contou
o desastre que aconteceu
Seu pai que tanto sofria
nunca mais o filho via
fechou os olhos morreu
Emigrantes oiçam bem
não vale a pena correr
porque pode ser fatal
Venham todos devagar
há tempo para cá chegar
e abraçar Portugal
Venham todos devagar
há tempo para cá chegar
e abraçar Portugal
There's only one George Cadete
He puts the ball in the net,
He scores with ease,
He's portuguese,
Walking in George's Wonderland!